Indicações do Citostal 40mg 5 Cápsulas: Citostal é indicado como terapia paliativa (tratamento para aliviar os sintomas provenientes da doença) em associação com outras modalidades de tratamento ou em combinações estabelecidas com outros agentes quimioterápicos aprovados nas seguintes doenças: Tumores cerebrais – ambos primários e metastáticos (doença em um local distante daquele onde ela surgiu primeiro), em pacientes que já tenham recebido tratamento cirúrgico e/ou radioterápico apropriado. Doença de Hodgkin - como terapia secundária, em combinação com outros medicamentos aprovados, em pacientes que apresentem recidivas durante o primeiro tratamento ou quando este houver falhado.
Contraindicações do Citostal 40mg 5 Cápsulas: Citostal não deve ser administrado caso você tenha demonstrado ter hipersensibilidade (alergia) prévia a este fármaco ou a qualquer componente presente na formulação.
Advertências e Precauções do Citostal 40mg 5 Cápsulas: Tem-se relatado que o uso prolongado de nitrosureias está possivelmente associado ao desenvolvimento de malignidades secundárias (outro tipo de câncer).
Citostal deve ser prescrito por profissionais qualificados com experiência no uso de agentes antineoplásicos (contra o câncer). O mais importante e grave dos efeitos tóxicos de Citostal é a supressão medular retardada (redução da produção das células sanguíneas na medula óssea), principalmente, trombocitopenia (redução no número de plaquetas - células responsáveis pela coagulação - no sangue) e leucopenia (redução no número de glóbulos brancos de defesa no sangue), as quais podem contribuir para sangramentos e infecções generalizadas em pacientes já comprometidos.
Na dose recomendada, os ciclos de Citostal não devem ser realizados com frequência maior que a cada 6 semanas.
A toxicidade medular de Citostal é cumulativa e, portanto, seu médico deve considerar o ajuste da dosagem com base no nadir (menor queda no número de leucócitos e plaquetas no sangue após a quimioterapia) observado no hemograma referente à dose anterior.
Seu médico deve ter cuidado ao prescrever Citostal se você estiver com níveis reduzidos de plaquetas, leucócitos (glóbulos brancos de defesa) ou eritrócitos (glóbulos vermelhos) no sangue.
A toxicidade pulmonar de Citostal parece estar relacionada à dose.
Os testes de funcionamento dos rins e do fígado devem ser periodicamente monitorados pelo seu médico.
O uso concomitante de Citostal com vacina de vírus vivos pode potencializar a replicação do vírus da vacina e/ou pode aumentar as reações adversas do vírus da vacina porque os mecanismos de defesa natural podem estar suprimidos pelo Citostal. Assim, é importante que você informe ao seu médico se está tomando ou pretende tomar vacina durante o tratamento com Citostal.
Precauções gerais
Em todas as ocasiões onde o uso de Citostal for considerado na quimioterapia, o seu médico deve avaliar a necessidade e os benefícios do medicamento em relação ao risco de efeitos tóxicos ou reações adversas. A maioria destas reações adversas é reversível, se detectada precocemente. Quando tais reações ocorrerem, a dose do medicamento deverá ser reduzida ou descontinuada e deverão ser tomadas medidas corretivas de acordo com a decisão do seu médico.
O restabelecimento da terapia com Citostal deve ser realizado com cautela, considerando-se a necessidade do medicamento e a possibilidade de recorrência de toxicidade.
Uso na gestação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O uso seguro na gravidez não foi estabelecido. Citostal pode causar dano ao feto quando administrado a mulheres grávidas. Se você utilizar este medicamento durante a gravidez ou se você engravidar enquanto estiver tomando este medicamento, existe um risco potencial ao feto. Se você estiver em idade de engravidar, adote medidas contraceptivas para evitar a gravidez.
Uso na amamentação
Citostal pode ser excretado no leite materno, entretanto este fato não foi confirmado ainda. Como o risco para a criança que está sendo amamentada existe, informe o seu médico se você estiver amamentando, para que ele decida entre suspender a amamentação ou o tratamento com Citostal.
O Citostal pode ter um efeito mutagênico. Para pacientes homens tratados com Citostal é recomendável não terem filhos durante ou em até 6 meses após o tratamento. O tratamento com Citostal pode causar infertilização irreversível, consulte seu médico para maiores informações.
Efeito na habilidade de dirigir e uso de máquinas
Nenhum estudo relacionado ao efeito na habilidade de dirigir e uso de máquinas foi realizado.
O ministério da saúde adverte: Venda sob prescrição médica. Não utilize nenhum medicamento sem orientação médica, pode ser perigoso para sua saúde.
Atenção: O texto acima deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante pode mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Importante: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo.
Detalhes técnicos do produto:
Código | 454 |
Código de barras | 7896016800863 |
Marca | Bristol |
- Princípio Ativo: Lomustina
- Genérico: Não
- Conteúdo: 5 Cápsulas
- Uso: Oral
- Conservação: 15ºC a 30ºC | Armazenar em um local fresco, arejado e afastado da luz do sol.