Indicações do Enoxalow 60mg Solução Injetável 10 Seringas 0,6ml +Sist. Segurança: Enoxalow é destinado para prevenção da coagulação do circuito de circulação extra corpórea durante a hemodiálise em pacientes renais crônicos.
Contraindicações do Enoxalow 60mg Solução Injetável 10 Seringas 0,6ml +Sist. Segurança:
Enoxalow é contraindicado nas seguintes situações:
- Hemorragia ativa associada à trombocitopenia (redução do número de plaquetas);
- Hemorragias de grande porte, incluindo acidente vascular cerebral (derrame);
- Pacientes que apresentam alergia a enoxaparina sódica, heparina e seus derivados;
- Pacientes portadores de endocardite bacteriana e em uso de prótese valvular;
- Pacientes com alterações graves no sangue, pacientes que apresentem lesões orgânicas que podem levar a sangramentos;
- Pacientes portadores de úlcera gastroduodenal ativa.
Enoxalow (enoxaparina sódica) é contraindicado na faixa etária pediátrica.
Advertências e Precauções do Enoxalow 60mg Solução Injetável 10 Seringas 0,6ml +Sist. Segurança: A enoxaparina sódica não deve ser administrada por via intramuscular.
Assim como acontece com outros anticoagulantes, pode ocorrer sangramento com o uso de enoxaparina sódica. Em pacientes com baixo peso (mulheres < 45 Kg e homens < 57 Kg), o uso de enoxaparina sódica sem que a dose profilática tenha sido ajustada ao peso pode resultar em maior risco de hemorragia. Portanto, é aconselhável realizar monitoração clínica.
Em pacientes com insuficiência renal, o risco de hemorragia é maior, recomenda-se monitoração clínica; em pacientes com insuficiência renal severa, o ajuste da dose é recomendado.
Devido à ausência de estudos clínicos, recomenda-se cautela em pacientes com insuficiência do figado.
A enoxaparina sódica deve ser utilizada com cautela em pacientes com alto risco de hemorragia mencionada a seguir:
Antecedentes de úlcera do estômago ou do duodeno; mau funcionamento do figado; derrame recente; pressão sanguínea muito elevada, não controlada e sem tratamento; pacientes diabéticos com problemas nos olhos; pacientes que fizeram operação recente dos olhos e dos nervos.
Se ocorrer sangramento, a origem deste deve ser investigada e o tratamento adequado deve ser instituído.
Pode ocorrer trombocitopenia, geralmente entre o 5º e 21º dia após o início do tratamento. Deve-se, portanto, realizar 1 contagem plaquetária antes do início e regularmente durante o tratamento com enoxaparina sódica. Se o valor da contagem plaquetária cair entre 30 e 50%, o tratamento deve ser suspenso.
Assim como com outros anticoagulantes, foram relatados casos de hematoma intra-espinhal com o uso de enoxaparina sódica junto com anestesia espinhal/peridural, que pode resultar em paralisia prolongada ou permanente. Esses eventos são raros com o uso de doses de até 40 mg/dia de enoxaparina sódica. Em doses Superiores, o risco está aumentado, assim como em casos de uso junto com medicamentos como antiinflamatórios mão esteroidais, uso de cateter epidural pós-operatório, traumatismos ou punções espinhais repetidas.
Enoxaparina sódica deve ser utilizada com extrema cautela em pacientes com histórico de trombocitopenia induzida pela heparina, com ou sem trombose. O risco de trombocitopenia induzida por heparina pode persistir por vários anos. Em caso de suspeita de trombocitopenia induzida por heparina, os testes in vítro de agregação plaquetária têm valor preditivo limitado. À decisão do uso de enoxaparina sódica em tais casos deve ser tomada somente por um especialista.
Gravidez e lactação
A enoxaparina sódica não demonstrou provocar defeitos de nascimento (c feito teratogênico) em estudos com animais. Não existem relatos de estudos bem controlados em mulheres grávidas, e como estudos realizados com animais nem sempre são bons indicativos da resposta em humanos, a enoxaparina sódica só deve ser utilizada durante a gravidez se, a critério médico, o tratamento for absolutamente necessário.
Não se sabe se a enoxaparina sódica passa para o leite materno. À absorção oral da enoxaparina sódica é improvável, porém, como precaução, não se recomenda à amamentação durante o tratamento com a enoxaparina sódica.
Categoria de risco na gravidez: B.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Crianças
A segurança e eficácia clínica da enoxaparina sódica não foram estabelecidas em crianças.
Pacientes idosos
Em pacientes idosos, especialmente com mais de 80 anos, o risco de complicações com sangramentos está aumentado, portanto, recomenda-se cuidadosa monitoração clínica. À taxa de eliminação da enoxaparina sódica também pode estar reduzida nestes pacientes.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se alguma vez apresentou alguma reação não habitual ou de tipo alérgico a enoxaparina ou produtos derivados de carne de porco ou vaca e também se é alérgico a alguma substância ou à certos alimentos, conservantes e corantes.
O ministério da saúde adverte: Venda sob prescrição médica. Não utilize nenhum medicamento sem orientação médica, pode ser perigoso para sua saúde.
Atenção: O texto acima deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante pode mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Importante: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo.
Detalhes técnicos do produto:
Código | 895 |
Código de barras | 7896014670901 |
Marca | Blau Farmacêutica |
- Princípio Ativo: Enoxaparina Sódica
- Genérico: Não
- Conteúdo: 10 Seringas 0,6ml + Sistema de Segurança
- Uso: Intravenoso
- Conservação: 15ºC a 30ºC | Armazenar em um local fresco, arejado e afastado da luz do sol.