Indicações do Exjade 500mg 28 Comprimidos: Exjade é usado para tratar a sobrecarga de ferro causada por transfusões de sangue repetidas. Pode ser usado para tratar adultos, adolescentes e crianças com 02 anos de idade ou mais. Transfusões de sangue repetidas podem ser necessárias para pacientes que sofrem certos tipos de anemia, como talassemia, anemia falciforme ou síndromes mielodisplásicas.
Entretanto, transfusões repetidas podem causar acúmulo de ferro. Isso acontece porque o sangue contém ferro e o seu corpo não possui uma maneira natural de remover esse ferro em excesso adquirido pelas transfusões de sangue.
Com o tempo, o excesso de ferro pode causar prejuízos em órgãos importantes, como o fígado e o coração.
Portanto, medicamentos chamados quelantes de ferro são usados para remover o excesso de ferro, reduzindo, desta forma, o risco da ocorrência de danos nos órgãos.
Contraindicações do Exjade 500mg 28 Comprimidos:
Você não deve tomar Exjade:
- Se for alérgico (hipersensível) ao deferasirox ou a qualquer um dos outros ingredientes da fórmula;
- Se você acha que pode ser alérgico, consulte o seu médico para aconselhamento;
- Se tiver problemas graves nos rins;
- Se tiver síndrome mielodisplásica (SMD) em estágio avançado ou câncer avançado.
- Se isto se aplica a você, não tome Exjade e avise seu médico.
Advertências e Precauções do Exjade 500mg 28 Comprimidos: Siga cuidadosamente as instruções de seu médico. Elas podem diferir das informações gerais desta bula.
Se alguns destes casos se aplicar a você, avise seu médico, farmacêutico ou profissional de saúde antes de tomar Exjade:
- Se você tem problema no fígado ou nos rins;
- Se você estiver tomando ou tenha recentemente tomado analgésicos, anti-inflamatórios ou bisfosfonatos orais;
- Se você estiver tomando ou tenha recentemente tomado anticoagulantes;
- Se você teve um resultado de nível baixo de plaquetas no seu exame de sangue.
Avise seu médico, farmacêutico ou um profissional de saúde imediatamente se você apresentar algum destes sintomas durante o tratamento com Exjade:
- Se você vomitar sangue e/ou tiver fezes escuras;
- Se você tiver azia frequente ou dor abdominal (úlceras) particularmente após comer ou tomar Exjade;
- Se você observar uma diminuição importante na quantidade de urina (sinal de problema nos rins);
- Se você tiver uma erupção cutânea grave ou dificuldade de respirar e tontura ou inchaço, principalmente da face e da garganta (sinais de reação alérgica grave);
- Se você tiver uma erupção cutânea, vermelhidão da pele, surgimento de bolhas nos lábios, olhos ou boca, descamação da pele, dor de garganta (sinais de reações graves de pele);
- Se você sentir uma combinação de sonolência, dor abdominal no lado direito superior, notar amarelamento da pele ou olhos ou piora deste sinal (amarelamento da pele ou olhos) e urina escura (sinais de problemas hepáticos).
- Se você tiver problemas de visão e audição.
Monitorando seu tratamento com Exjade
Seu médico deverá solicitar exames regulares (de sangue, urina ou Ressonância Magnética) antes e durante o tratamento para monitorar a quantidade de ferro em seu organismo. Este monitoramento poderá ser feito pela determinação do nível de ferritina, teor de ferro hepático e/ou cardíaco, avaliando assim, se o Exjade está funcionando adequadamente.
Os exames irão monitorar também sua função renal (nível sanguíneo de creatinina, presença de proteína na urina) e a função do fígado (nível sanguíneo de transaminases, bilirrubina e fosfatase alcalina). Seu médico levará estes exames em consideração na decisão da dose mais apropriada de Exjade para você.
Sua visão e audição serão testadas antes de iniciar o tratamento com Exjade e anualmente durante o tratamento, como medida de precaução.
Se você tem dúvidas sobre como Exjade funciona ou porque este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou um profissional de saúde.
Importante informação sobre alguns componentes de Exjade
Exjade contem lactose (açúcar do leite). Se você tem intolerância grave à lactose informe ao seu médico antes de usar Exjade.
Gravidez
O efeito de Exjade na fertilidade humana não é conhecido.
O uso de Exjade não é recomendado durante a gravidez, a menos que claramente necessário. Se você estiver grávida ou acha que pode estar, avise seu médico antes de tomar Exjade. Seu médico irá discutir com você se você poderá tomar Exjade durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Lactação
A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Exjade. Avise seu médico se você estiver amamentando.
Mulheres com potencial reprodutivo
Exjade pode diminuir o efeito dos contraceptivos orais ou adesivos, portanto você pode ter risco de engravidar se estiver usando contraceptivos orais ou adesivos. Você deve utilizar um contraceptivo adicional ou de outro tipo.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
Se você se sentir tonto após tomar Exjade, não dirija ou opere máquinas até se sentir normal novamente.
O ministério da saúde adverte: Venda sob prescrição médica. Não utilize nenhum medicamento sem orientação médica, pode ser perigoso para sua saúde.
Atenção: O texto acima deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante pode mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Importante: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo.
Detalhes técnicos do produto:
Código | 5798 |
Código de barras | 7896261011540 |
Marca | Novartis |
- Princípio Ativo: Deferasirox
- Genérico: Não
- Conteúdo: 28 Comprimidos
- Uso: Oral
- Conservação: 15ºC a 30ºC | Armazenar em um local fresco, arejado e afastado da luz do sol.