Mesna 100mg/ml Solução Injetável 50 Ampolas 4ml Genérico Eurofarma
Simulador de Frete
- Calcular freteIndicações do Mesna 100mg/ml Solução Injetável 50 Ampolas 4ml Genérico Eurofarma: Prevenção de toxicidade das oxazafosforinas ao nível das vias urinárias. A administração concomitante de Mesna é recomendável na terapia citostática com doses altas de ifosfamida, na terapia com doses maciças (acima de 10 mg/kg) de ciclofosfamida ou trofosfamida, e em pacientes que apresentem riscos. Estes riscos compreendem principalmente: radioterapia prévia na região da pequena pelve, ocorrência de cistite durante uma terapia anterior com oxazafosforinas e portadores de distúrbios do trato urinário.
Contraindicações do Mesna 100mg/ml Solução Injetável 50 Ampolas 4ml Genérico Eurofarma: Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade comprovada à Mesna ou a compostos que contenham o grupo tiol.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com hipersensibilidade comprovada à Mesna ou a compostos que contenham o grupo tiol.
Advertências e Precauções do Mesna 100mg/ml Solução Injetável 50 Ampolas 4ml Genérico Eurofarma: As reações alérgicas a Mesna variando de hipersensibilidade leve a reações sistêmicas anafiláticas foram relatadas. Pacientes com doenças auto-imunes que foram tratados com ciclofosfamida e Mesna pareciam ter uma maior incidência de reações alérgicas. A maioria desses pacientes receberam Mesna via oral.
A prevenção da urotoxicidade com Mesna deve ser adotada após orientação médica e uma cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios. Mesna comprimido deve ser substituído por Mesna injetável em pacientes que apresentem vômitos, ou em pacientes tratados com irradiação de corpo inteiro em combinação com altas doses de ciclofosfamida.
Mesna foi desenvolvido como um agente para reduzir o risco de cistite hemorrágica induzida por ifosfamida. Tal fato não vai impedir ou atenuar alguma das outras reações adversas ou toxicidades associadas à terapia com ifosfamida.
Mesna não impede a cistite hemorrágica em todos os pacientes. Até 6% dos pacientes tratados com Mesna desenvolveram hematúria (> 50 RBC hpf / ou grau 2 da OMS e acima). Por este motivo, uma amostra (pela manhã) da urina deve ser examinada para presença de hematúria (evidência microscópica de células vermelhas do sangue) por dia antes da terapia com ifosfamida. Quando Mesna é dado com ifosfamida de acordo com a posologia recomendada e houver o desenvolvimento de hematúria, a redução ou descontinuação da terapia com ifosfamida pode ser adotada, dependendo da gravidade da hematúria.
A fim de reduzir o risco de hematúria, Mesna deve ser administrada com cada dose de ifosfamida conforme descrito no item Posologia. Mesna não é eficaz na redução do risco de hematúria devido a outras patologias, tais como trombocitopenia.
Testes laboratoriais
O tratamento com Mesna pode causar reações falso-positivas no teste de tiras reativas para corpos cetônicos e reações falso-positivas ou falso-negativas nos testes de tira reativa para eritrócitos na urina. A reação colorida para cetonas é roxo avermelhada ao invés de roxa, é menos estável, e desaparece imediatamente após adição de ácido acético glacial. Para determinar com exatidão a presença de eritrócitos s na urina, recomenda-se a realização de microscopia urinária.
Carcinogênese
Estudos de longa duração em animais não têm sido conduzidos para avaliar o potencial carcinogênico de Mesna.
Mutagênese
Mesna não foi genotóxico no ensaio in vitro de teor de mutagenicidade bacteriano Ames, no ensaio de aberrações cromossômicas de linfócitos de mamíferos ou no ensaio de micronúcleos em ratos.
Prejuízo da fertilidade
Estudos sobre a fertilidade masculina ou feminina não foram conduzidos. Nenhum sinal de toxicidade para os órgãos reprodutivos do sexo masculino ou feminino foram observados em seis meses de estudos em ratos por via oral (em doses até 2000 mg/kg/dia) ou 29 semanas de estudos em cães por via oral (520 mg/kg/dia, ambos os estudos de cerca de 10 vezes superiores à dose humana máxima recomendada em um área de superfície corpórea).
Gravidez
Como Mesna é usado como um agente detoxificante no contexto do tratamento citostático com oxazafosforinas, seu uso durante a gravidez e lactação é regido pelos critérios para este tipo de terapia citostática.
Gravidez e lactação são contraindicações para o tratamento citostático, e, consequentemente, é pouco provável a utilização de Mesna sob estas circunstâncias.
No caso de uma paciente ser submetida à terapia com oxazafosforinas durante a gestação, deve-se administrar Mesna.
Estudos de reprodução foram realizados em ratos e coelhos em doses orais de 1000mg/kg em coelhos e 2000mg/kg em ratos (aproximadamente 10 vezes da dose total IV-oral-oral máxima recomendada diariamente em humanos na área de superfície corpórea) e não revelaram nenhuma evidência de dano ao feto devido à Mesna. No entanto, não há dados adequados nem estudos bem controlados com mulheres grávidas. Estudos em animais não mostraram evidências de efeitos embriotóxicos ou teratogênicos do Mesna. Uma vez que os estudos reprodutivos em animais nem sempre prevêem a resposta em humanos, este medicamento deve ser usado na gravidez somente em caso de extrema necessidade.
Lactação
Não se sabe se Mesna ou dimesna é excretado no leite materno. Já que muitos medicamentos são excretados no leite materno e devido ao potencial para reações adversas de Mesna em lactantes, deve-se tomar uma decisão quanto à descontinuação da lactação ou do medicamento, levando-se em conta a importância do medicamento para mãe.
Uso Pediátrico
Segurança e eficácia de Mesna comprimidos revestidos não foi estabelecida.
Uso Geriátrico
Os estudos clínicos de Mesna não incluíram números suficientes de sujeitos com idade de 65 anos e sobre a determinação se eles respondem diferentemente de sujeitos mais jovens. Em geral, a seleção da dose para um paciente idoso deve ser cautelosa, refletindo a maior frequência de diminuição da função hepática, renal ou cardíaca e doenças concomitantes ou outra terapia medicamentosa. No entanto, a proporção de ifosfamisa a Mesna deve permanecer inalterada.
Categoria "B"de risco na gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O ministério da saúde adverte: Venda sob prescrição médica. Não utilize nenhum medicamento sem orientação médica, pode ser perigoso para sua saúde.
Atenção: O texto acima deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante pode mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Importante: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo.
Detalhes técnicos do produto:
Código | 56 |
Código de barras | 7891317451547 |
Marca | Eurofarma |
- Princípio Ativo: Mesna
- Genérico: Sim
- Conteúdo: 50 Frascos-Ampolas 4ml
- Uso: Intravenoso
- Conservação: 15ºC a 30ºC | Armazenar em um local fresco, arejado e afastado da luz do sol.